Com o objetivo de difundir o cultivo e o conhecimento sobre cactos e suculentas, criamos este espaço, que esperamos ser de interesse de todos os amantes destas plantas.
Esperamos receber criticas sobre os temas aqui desenvolvidos e a colaboração de outros interessados, visando o aprimoramento desse conhecimento.
Objetivamos também a troca de informações sobre o modo de ocorrência dessas plantas, visando preservar as espécies e seus habitats naturais.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Habitats naturais






         A maioria das cactáceas desenvolve-se em habitat rupícola e/ou terrestre. Considera-se como rupícola uma planta que vegeta sobre substrato rochoso, no entanto, mesmo sobre as rochas costuma acumularem-se detritos arenosos e húmus, onde se desenvolve liquens e outros vegetais inferiores. É neste ”substrato” que vicejam as cactáceas ditas rupícolas e quase nunca diretamente sobre a rocha nua. Portanto, o limite entre habitat rupícola e terrestre não é bem definido.

        No habitat essencialmente terrestre o solo costuma ser mais desenvolvido, onde as raízes dos cactos se ramificam e espalham-se superficialmente. Praticamente todas as cactáceas encontradas sobre afloramentos rochosos desenvolvem-se também em solo, principalmente de constituição arenosa.

       Denomina-se de habitat epifítico quando as raízes da planta se fixam sobre a casca dos troncos e galhos das árvores. No entanto, a árvore hospedeira serve apenas como suporte, não sendo parasitada.

       Diz-se que a planta é trepadora quando emite raízes adventícias do talo e de suas ramificações, que aderem ao tronco das árvores, como também sobre a superfície das rochas.

____________________________________________________________________

           
 
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário