Com o objetivo de difundir o cultivo e o conhecimento sobre cactos e suculentas, criamos este espaço, que esperamos ser de interesse de todos os amantes destas plantas.
Esperamos receber criticas sobre os temas aqui desenvolvidos e a colaboração de outros interessados, visando o aprimoramento desse conhecimento.
Objetivamos também a troca de informações sobre o modo de ocorrência dessas plantas, visando preservar as espécies e seus habitats naturais.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Caracterização das cactáceas


      Os cactos são plantas suculentas, mas a maioria das suculentas não são cactos. As suculentas se dividem em torno de 50 famílias, nas quais se agrupam milhares de espécies. Destas famílias, destaca-se a maior delas, que é a das cactáceas, atualmente subdividida em mais de 100 gêneros e cerca de 1800 espécies. Diz-se em geral, que as cactáceas, como a maioria das suculentas, são originárias de regiões desérticas ou semi-desérticas. No entanto, muitas espécies crescem em regiões de matas tropicais e subtropicais úmidas, onde não ocorrem períodos de seca. Portanto, é mais correto dizer que os cactos são plantas com grande capacidade de adaptação, haja visto que muitas espécies originárias das Américas ocorrem atualmente, também, em outras partes da terra, como por exemplo, na região do mediterrâneo, sudeste da Ásia e na Austrália, onde foram introduzidas e proliferaram tanto que hoje passaram a constituir um problema ambiental.

   As cactáceas apresentam caule suculento, globular ou cilíndrico, com sulcos e relevos, simples ou ramificados e de diversos tamanhos, constituindo uma enorme diversidade de formas. A característica que distingue as plantas desta família é a presença da aréola, que é um tipo de gema interna ou embrião, tendo o aspecto de uma almofada de pelos e espinhos, que aparece sobre o corpo da planta; corresponde ao nó de plantas de outras famílias (p ex. gramíneas), onde se origina todo o processo de crescimento. Nos cactos com costelas as aréolas se dispõem ao longo delas, mas também aparecem nas axilas das folhas ou no ápice dos caules. A partir destes pontos de crescimento, surgem as ramificações, as folhas ou assemelhados, as flores, como também os pelos e espinhos. Os espinhos das cactáceas constituem folhas modificadas, na maioria das vezes.
   Alem das aréolas, outra característica dos cactos é a presença de espinhos, no entanto, algumas poucas espécies não os dispõem. Os espinhos, que são folhas modificadas, se apresentam de diferentes formas, tamanhos e em número variável; podem ser finos e flexíveis como um pêlo, ou grossos e fortes como um esporão, retos ou tortuosos, redondos ou achatados; podem ter pontas aciculares, como também na forma de anzol; e quanto ao tamanho, apresentam-se desde poucos milímetros até vários centímetros de comprimento. Dispõem-se na aréola, de forma radial e central.
    Acompanhando os espinhos, muitas espécies apresentam também pelos muito finos e flexíveis, semelhantes às fibras de algodão ou lã. Estas fibras sedosas aparecem muitas vezes no ápice dos caules, envolvendo as estruturas florais, como também nos sulcos entre as aréolas, em algumas espécies.
    A maioria dos cactos apresenta costelas, que são como cristas proeminentes, ao longo da haste, separadas umas das outras por sulcos ou ravinas, mais ou menos profundas. Apresentam-se em número variável, desde umas poucas até dezenas delas. Podem ser lisas ou protuberantes e dispõem-se de forma retilínea ou curva. Quando encurvadas, podem apresentar disposição destra ou sinistra em relação ao eixo de crescimento do caule.
    As raízes das cactáceas são geralmente finas, ramificadas e superficiais, estendendo-se por uma área relativamente ampla, facilitando a captação da pouca água existente no substrato. No entanto, quando a planta tem hábito rupícola, as raízes se estendem ao longo de fendas ou depressões das rochas.
Os cactos, portanto, não apresentam raízes pivotantes, no entanto, em algumas espécies elas apresentam-se de forma tuberosa, que lhes permite inclusive o armazenamento de água (p.ex.: gênero Copiapoa).
    Nos cactos epífitos as raízes são também finas e ramificadas, que aderem à superfície dos troncos de árvores, como também, às rochas (p ex.: gêneros Rhipsalis e Lepismium). Em muitas espécies epífitas as raízes aéreas saem ao longo da haste da planta e de suas ramificações, que lhes permitem se fixarem ao longo dos troncos e superfícies de rochas (p.ex.: gêneros Hylocereus e Selenicereus).




      A família das cactáceas está subdividida em três subfamílias ou tribos, ordenadas segundo as características de evolução filogenética, quais sejam: I – Pereskieae; II – Opuntieae; e III – Cereeae. Esta última tribo reúne a maioria dos gêneros e espécies e está subdividida em oito subtribos, quais sejam: 1 – Cereanae; 2 - Hylocereanae; 3 – Echinocereanae; 4 – Echinocactanae; 5 – Cactanae; 6 – Coryphantanae; 7 – Epíphyllanae; e 8 – Rhipsalidanae.




Nenhum comentário:

Postar um comentário