Com o objetivo de difundir o cultivo e o conhecimento sobre cactos e suculentas, criamos este espaço, que esperamos ser de interesse de todos os amantes destas plantas.
Esperamos receber criticas sobre os temas aqui desenvolvidos e a colaboração de outros interessados, visando o aprimoramento desse conhecimento.
Objetivamos também a troca de informações sobre o modo de ocorrência dessas plantas, visando preservar as espécies e seus habitats naturais.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Pragas e doenças


    Os cactos são relativamente bastante resistentes às doenças e pouco atacados por pragas.
    As pragas que mais frequentemente atacam os cactos são as cochonilhas, os ácaros e os nematoides.
    Entre as cochonilhas, as mais danosas são as espécies popularmente chamadas de cochonilhas brancas, que se parecem como uma penugem de algodão.
    Estas cochonilhas além de se alimentarem da seiva das plantas as suas excreções favorecem o desenvolvimento de fungos e o aparecimento de outros insetos. Em alguns cactos. quando uma determinada parte da planta é atacada, costuma se desenvolver um tipo de lesão, provocando um crescimento anômalo dos tecidos no local, como se fora uma verruga ou falso broto.
     Felizmente estas cochonilhas são facilmente combatidas com inseticidas naturais, tipo calda de fumo ou água com sabão.
    Outras espécies de cochonilhas são aquelas de carapaça, lembrando uma pequena escama, que fica aderida à superfície do corpo da planta. Este tipo de cochonilha se protege com sua carapaça, que impede a ação do inseticida, sendo necessário o emprego de óleo mineral. O óleo mineral forma uma película encima da carapaça que sufoca a cochonilha, forçando a se desprender.
    Além das cochonilhas é comum a infestação por ácaros vermelhos, principalmente em ambientes quentes e secos, podendo-se evitá-los com cuidados profiláticos.
    Quando a infestação por insetos for grande pode-se adicionar um inseticida químico (organofosforado), tópico ou sistêmico, misturado com água e óleo mineral, que é capaz de erradicar mais rapidamente as pragas, não fazendo mal a planta; no entanto, deve-se ter cuidado na aplicação, pois estes inseticidas são venenosos, agindo inclusive de modo cumulativo, depositando-se ao longo do tempo nos tecidos cartilaginosos, podendo vir a causar doenças no futuro.
    Os nematoides são vermes milimétricos que atacam as raízes das plantas, favorecidos pelo excesso de umidade. Quando as raízes são atacadas a planta perde vitalidade, ficando mais suscetível ao ataque de fungos e bactérias.
    As doenças dos cactos são causadas por fungos, bactérias e vírus. Os fungos e bactérias ocasionam as chamadas podridões, que quando não combatidas a tempo, levam a planta à morte. Muitas vezes consegue-se estancar um início de infecção, cortando-se a parte atacada da planta e deixando-a secar ou aplicando um pó secante (pó de canela, por exemplo) e/ou fungicida tópico.
    A ação dos vírus sobre as plantas ainda não está bem compreendida. Supõe-se que as manchas amarelas em algumas espécies de Cereus (p. ex. C. hildmannianus variedade “Brasil”) e as monstruosidades apresentadas por espécies deste e de outros gêneros, possam ser provocadas por ação de vírus.
    No cultivo das plantas é muito importante adotar os cuidados profiláticos adequados, evitando-se a propagação de doenças ou infestação de pragas. Deve-se esterilizar as ferramentas contaminadas e eliminar ou isolar as plantas doentes ou atacadas por pragas. As raízes mortas sempre devem ser retiradas, antes do replante.
       Observa-se que as plantas fracas ou mal enraizadas são mais suscetíveis de serem atacadas. Portanto, para manter as plantas sadias é necessário, antes de tudo, propiciar a elas as condições de cultivo adequadas.

6 comentários:

  1. Tenho cactos em vasos grandes em cobertura a Pleno Sol em SP _Capital.
    Por causa de forte chuvas estao com fungos e ferrugem. Como devo eliminar? Enxofre ou
    Enxofre
    Como

    ResponderExcluir
  2. ´Meu cacto começou a aparecer mancha escura que foi crescendo, preta e morreu.
    Tenho outro pé e se essa mancha aparecer como cuidar da planta a tempo de não perdê-la?
    Cheguei a cortar a parte escura, mas não teve jeito, espalhou-se pela parte não cortada.
    Muito obrigado por qualquer ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você descobriu o que fazer? Estou tendo o mesmo problema com o meu...

      Excluir
  3. Olá, tenho um cacto que apareceu uma mancha preta e que de dia para dia está a destruir. parece que uma dentada preta . não percebo nada de cactos . Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  4. Olá, tenho um cacto que apareceu uma mancha preta e que de dia para dia está a destruir. parece que uma dentada preta . não percebo nada de cactos . Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  5. Eu cortei o meu a parte preta sequei com papel a seiva dele e coloquei super bond a que cola o dedo sabe .
    Então vamos vê se vai dá certo.

    ResponderExcluir