Com o objetivo de difundir o cultivo e o conhecimento sobre cactos e suculentas, criamos este espaço, que esperamos ser de interesse de todos os amantes destas plantas.
Esperamos receber criticas sobre os temas aqui desenvolvidos e a colaboração de outros interessados, visando o aprimoramento desse conhecimento.
Objetivamos também a troca de informações sobre o modo de ocorrência dessas plantas, visando preservar as espécies e seus habitats naturais.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Afinal o que são cactos e plantas suculentas?


Afinal o que são cactos e plantas suculentas?


       As plantas chamadas de suculentas são aquelas que apresentam reserva de água em seus tecidos, sob forma de uma massa gelatinosa. Quase sempre apresentam uma membrana externa que impede ou minimiza a evaporação da água contida em seus tecidos. Essa membrana possui poros ou estômatos, que são capazes de regular a saída de liquido.
       As suculentas quase sempre apresentam o caule e até mesmo as folhas intumescidas (gordas), de formas arredondadas.
      Estas plantas desenvolveram essas características em resposta ao meio hostil em que habitam, geralmente em regiões desérticas ou semi-áridas, ou onde o aporte de água é muito limitado.
       Cerca de cinqüenta diferentes famílias de plantas apresentam espécies e variedades suculentas; no entanto, a maioria destas famílias tem também espécies de forma não suculenta. As principais famílias que apresentam espécies suculentas são: Cactaceae, Crassulaceae, Aizoaceae, Euphorbiaceae, Agavaceae, Liliaceae, Mesembriantemaceae, Asclepiadaceae, Comelinaceae, Asphodelaceae, Apocinaceae, Compositae, Nolinaceae, Portulacaceae e Vitaceae.
     A família Cactácea é a principal entre as suculentas, com cerca de 200 generos e quase 2.000 espécies naturais conhecidas até agora. Pode-se dizer que todas as cactáceas são suculentas, mas nem todas suculentas são cactáceas.                  

Um comentário:

  1. Li parte de seu comentarios.
    Observei o seguinte.
    O fogo tem certa influencia na germinação de cactos:
    1Aumentas área de insolação nos cactos, com restrição veja bem.
    2o calor do fogo quando não ataca diretamente as sementes atua como quebra de dormencia em sementes mais antigas que não germinaram.
    Espero poder ter dado alguma contribuição.
    joão luiz.

    ResponderExcluir