Com o objetivo de difundir o cultivo e o conhecimento sobre cactos e suculentas, criamos este espaço, que esperamos ser de interesse de todos os amantes destas plantas.
Esperamos receber criticas sobre os temas aqui desenvolvidos e a colaboração de outros interessados, visando o aprimoramento desse conhecimento.
Objetivamos também a troca de informações sobre o modo de ocorrência dessas plantas, visando preservar as espécies e seus habitats naturais.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Glossário



Acúleo – Protuberância pontiaguda desenvolvida na epiderme de vários órgãos das plantas, que se destaca facilmente. Diferem dos verdadeiros espinhos (como nos cactos), por não apresentarem vascularização.

Adventícia (raiz) – Raiz aérea que sai do caule ou de suas ramificações de uma determinada planta e que serve para se fixar a uma outra planta ou rocha.

Áfilo – Que não possui folhas, como a maioria das cactáceas. Algumas espécies têm o caule achatado, facilitando a fotossíntese. Ex: gênero Epiphyllum.

Albiflora – Diz-se de espécies que produzem flores predominantemente brancas.

Androceu – Parte masculina da flor na reprodução sexuada; cada unidade constitui um estame, que se divide em filete e antera.

Antera – Porção apical dos estames, onde os grãos de pólen são gerados.

Aréola – Estrutura saliente na região nodal dos cactos, onde deveria sair ramos e folhas; nesta estrutura costumam sair os espinhos (folhas reduzidas), gloquídeos e também flores. A aréola constitui uma característica peculiar das cactáceas.

Axila – Ângulo formado entre o pecíolo foliar e o ramo da planta, onde gemas são produzidas. Ex: gênero Pereskia.

Bixessuada ou hermafrodita – Diz-se da flor que contém estruturas sexuais femininas e masculinas, como nos cactos.

Cacto – Planta afila (ou com folhas reduzidas), com caules suculentos e fotossintéticos, portando aréolas comumente com espinhos e outros filamentos.

Cálice – Parte basal da estrutura da flor, de onde saem as sépalas; usualmente envolve o botão floral em desenvolvimento. Não é bem representativo nas cactáceas.



Cefálio – Estrutura apical de algumas cactáceas, que apresenta densa pilosidade, de onde costumam sair flores. Ex: gênero Melocactus

Cladódio - Caule capaz de realizar a fotossíntese, de plantas afilas, em clima mais árido. Contém mucilagens, que retém água. É comum nas cactáceas e euforbiáceas. Ex: gênero Cereus.

Cleistogâmica (fecundação) - A fecundação cleistogâmica ou auto-fecundação processa-se sem a abertura da flor, ou sem o concurso de agente polinizador.

Colunar – Caule que se apresenta cilíndrico e massivo como uma coluna. Ex: gênero Pilosocereus

Corola – Estrutura externa da flor, constituindo um atrativo para os polinizadores; é composta pelas pétalas. Estas, nas cactáceas, se apresentam geralmente em grande número, de até algumas poucas dezenas.

Cotilédone – Primeira ou primeiras duas ou mais folhas de um embrião, constituindo reservas de nutrientes para manutenção da pequena planta, em seu início de desenvolvimento; com o crescimento da planta os cotilédones murcham e caem. Diz-se que uma planta pertence ao grupo das dicotiledôneas quando apresenta dois cotilédones, como no caso das cactáceas, embora nesta família estes apêndices só apareçam na germinação de sementes de alguns gêneros. Exs Opuntia e Hylocereus.

Deiscente - Frutos que se abrem expontaneamente na maturação, como no caso de algumas espécies de cactos. Ex: Cereus hildmannianus. O contrário se denomina de indeiscente.

Endêmico/endemismo – Diz-se de uma planta de ocorrência restrita à determinada área ou região.

Epífita ou epifítica – Planta que cresce sobre outra, apenas como suporte, não parasitando a hospedeira. Alguns cactos são epífitos. Exs: Epiphyllum, Hatiora, Rhipsalis.

Espinho – Estrutura pontiaguda de origem foliar, fortemente endurecida, reduzindo a evapotranspiração, quase sempre presente nas cactáceas e em muitas euforbiáceas.

Estame – vide androceu

Estigma – Parte da estrutura feminina da flor, onde são depositados os grãos de pólen durante a fecundação.

Estilete – Filamento canicular que une o estigma ao ovário, da estrutura feminina da flor.

Estolão ou estolho – Rebento emitido geralmente abaixo da superfície, que após emitir raízes gera uma nova planta, ao desligar-se da planta mãe; é comum nas espécies do gênero Parodia (Notocactus), principalmente na Parodia ottonis.

Filete – vide androceu

Flor – Órgão de reprodução sexuada das plantas, cujos componentes constituem o principal critério para a classificação das espécies de cactos. Apresenta usualmente cálice, corola, androceu e gineceu, ainda que um destes verticilos possa faltar, ou estar modificado.

Fruto – O fruto forma-se pelo desenvolvimento do ovário após a fecundação da flor. Nas cactáceas varia de tamanho desde alguns milímetros até maiores de dez centímetros, apresentando comumente cores desde verde-amareladas até vermelhas. Quase todos são comestíveis.

Gineceu – Órgão da flor que desempenha o papel feminino na reprodução sexuada. Cada unidade do gineceu é denominada de carpelo, cujas peças podem estar livres ou fundidas, formando o pistilo.

Gloquídeo – Tipo especial de espinho (tricoma barbado) frequentemente encontrado em algumas espécies de cactos, geralmente do gênero Opuntia, onde o ápice de cada barba apresenta ganchos (fisgas); ocorre inclusive nos frutos. Deve-se ter cuidado em manusear essas plantas, pois esses espinhos penetram facilmente na pele e não costumam sair.

Hábitat – Do ponto de vista ecológico, representa as características do local e o modo de ocorrência de determinado ser vivo na natureza.

Ovário – Peça basal do pistilo, usualmente dilatada, na qual se desenvolvem os óvulos. Após a polinização transforma-se em fruto, que contém as sementes.

Pecíolo – Estrutura que faz a ligação da parte laminar da folha com o caule ou ramo.

Pétala – Peça floral que compõe a corola. Nos cactos as pétalas aparecem em grande número, geralmente têm cores vistosas e brilhantes, constituindo um apelo atrativo para os polinizadores.

Pistilo – Estrutura formada pela ligadura dos carpelos, representando o gineceu, composto de ovário, estilete e estigma.

Pivotante (raiz) – Raiz pivotante ou axial caracteriza-se por apresentar um eixo principal mais desenvolvido, de onde saem ramificações.

Pólen – Gameta masculino das plantas com sementes; geralmente apresenta-se na forma de pó fino.

Rupícola – Que desenvolve-se sobre rocha nua ou sobre bolsões de detritos acumulados.

Sépala – Peça do cálice floral.

Terrestre – Modo de desenvolvimento de vegetais em solo.

Tuberosa (raiz) – Raiz espessada rica em água e nutrientes.

Vermiculita – Mineral micáceo, que quando aquecido ao fogo aumenta muitas vezes de volume, tornando-se poroso e capaz de reter água em sua estrutura.

Xerofítica – Diz-se da planta ou vegetação, geralmente com espinhos, que habita regiões áridas, caso das cactáceas e euforbiáceas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário