Com o objetivo de difundir o cultivo e o conhecimento sobre cactos e suculentas, criamos este espaço, que esperamos ser de interesse de todos os amantes destas plantas.
Esperamos receber criticas sobre os temas aqui desenvolvidos e a colaboração de outros interessados, visando o aprimoramento desse conhecimento.
Objetivamos também a troca de informações sobre o modo de ocorrência dessas plantas, visando preservar as espécies e seus habitats naturais.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Coleta de cactos


    A coleta de cactos na natureza vem sendo praticada com objetivos diversos. A pior destas práticas se refere à coleta de espécies de cactos visando o comércio ilegal. Felizmente, essa atividade não costuma ser muito praticada, devido ao pouco conhecimento da população brasileira em geral sobre o cultivo de cactos, havendo, portanto, pouca procura por estas plantas.
      A maior parte da coleta de cactos no Brasil é realizada por alguns poucos colecionadores nacionais e por aficionados e estudiosos de outros países. Atualmente os estrangeiros, principalmente europeus, constituem os principais coletores e pesquisadores destas plantas no Brasil. Alguns deles chegaram a dizer, como justificativa para esta prática, que assim o faziam com o objetivo de preservar algumas espécies ou variedades, através de cultivo em estufa em seus paises de origem, antes que as mesmas desaparecessem do habitat natural. Essa justificativa é no mínimo contraditória, para não dizer, também, que é ofensiva aos pesquisadores nacionais e órgãos de preservação ecológica.
      Na realidade, é muito pequena a participação de estudiosos e pesquisadores das universidades nacionais no estudo da flora cactácea. Quase todo o conhecimento que se tem das plantas brasileiras é fruto do estudo de pesquisadores estrangeiros, principalmente no que se refere à identificação e, inclusive, dos locais de incidência. Por outro lado, não existe nenhum livro editado no Brasil, de autor nacional, sendo raras também as traduções em português. Quase sempre, o conhecimento sobre as cactáceas brasileiras deve ser buscado em livros, revistas e sites de estudiosos de outros países.
      Portanto, a ação dos coletores nacionais e estrangeiros, com o objetivo de estudo e divulgação do conhecimento das cactáceas brasileiras, quando realizada com critério, constitui mais uma prática salutar e necessária do que nociva. Até mesmo a coleta visando à obtenção de matrizes ou sementes é justificável, quando se pretende a multiplicação e preservação dessas plantas. Por outro lado, não se pode pensar em preservar aquilo que não se conhece. Seria aconselhável que as entidades nacionais, responsáveis pela preservação das espécies, registrassem os colecionadores, estudiosos e produtores de cactos, tanto brasileiros como estrangeiros, concedendo-lhes ou não licenças especiais de acesso aos locais de incidência destas plantas, segundo seus critérios.
      Fora destes objetivos, a coleta de cactos na natureza não se justifica, devendo ser coibida com rigorosa fiscalização.
      A coleta de cactáceas em seus habitats naturais atualmente é, no mínimo, contraproducente, pelas seguintes razões:
      1ª - Constitui crime ambiental, sujeito às penalidades das leis brasileiras;
      2ª - É anti-econômica, cansativa e perigosa, podendo-se adquirir plantas e sementes de qualquer lugar do mundo por preços módicos;
      3ª – As plantas adultas coletadas na natureza são difíceis de cultivar, vindo muitas a morrer;
      4ª – Os cactos são facilmente reproduzidos por sementes ou por estaquia;
      5ª – As plantas adquiridas de produtores qualificados são mais saudáveis, de melhor qualidade e visual, além de serem mais fácil de cultivar, por estarem acostumadas ao ambiente de estufa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário