Com o objetivo de difundir o cultivo e o conhecimento sobre cactos e suculentas, criamos este espaço, que esperamos ser de interesse de todos os amantes destas plantas.
Esperamos receber criticas sobre os temas aqui desenvolvidos e a colaboração de outros interessados, visando o aprimoramento desse conhecimento.
Objetivamos também a troca de informações sobre o modo de ocorrência dessas plantas, visando preservar as espécies e seus habitats naturais.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

  Descoberta de Frailea gracillima f. cristata, no Rio Grande do Sul

      Durante uma viagem de pesquisa de cactáceas pelo interior do Rio Grande do Sul, realizada no final de outubro e princípio de novembro, foi encontrado um exemplar de Frailea gracillima de forma cristata, vicejando em meio a inúmeros outros exemplares pequenos, jovens e outros adultos normais. Nota-se, todavia, que nesta população ocorrem alguns indivíduos adultos com troncos ramificados, conforme pode ser observado nas fotos anexas.
      O local onde foi encontrado esse espécime, pertence à região fisiográfica Serras do Sudeste (vide figura).
    Nessa região ocorrem frequentes exposições de rochas     graníticas. 
       Neste local de ocorrência encontram-se dezenas de exemplares, de diferentes tamanhos, desde pequenas plântulas (seedlings) até exemplares adultos, com cerca de 10 centímetros de comprimento e diâmetro de até 18 milímetros. Situam-se em meio a liquens, gramíneas e ervas diversas, desenvolvidas sobre delgada cobertura de solo, na borda de um lajeiro de rocha granítica (vide fotos).
    Nesta região fisiográfica é comum a ocorrência desta espécie, a maioria das vezes, associada a outras cactáceas, também de incidência corriqueira, tais como: Cereus hildmannianus, Opuntia monacantha, Parodia langsdorfii e P. ottonis.


Exemplar de Frailea gracillima,
forma crista.
Exemplar de Frailea gracillima,
forma crista.


Colonia de Frailea gracillima, no local.

Cereus hildmannianus.
Parodia langsdorfii 
Parodia ottonis, da região.                  



         

Nenhum comentário:

Postar um comentário